quarta-feira, 10 de julho de 2013

Duelo na Fronteira 2013: Evento dificilmente acontece na data tradicional

O Duelo na Fronteira 2013, a tradicional batalha folclórica entre os Bois Bumbás Flor do Campo (vermelho) e Malhadinho (azul) corre sério risco de ocorrer em data diferente da tradicional, o segundo fim de semana de agosto.


Pelo menos é o que informa a Secretaria de Estado da Cultura, dos Esportes e do Lazer - SECEL em ofício endereçado esta semana à Prefeitura de Guajará-Mirim. Segundo o documento, a secretária Eluane Martins informa que o Bumbódromo de Guajará-Mirim, uma propriedade do Governo do Estado, terá sua reforma concluída em 30 dias e que os trâmites licitatórios para tal ação se encerrarão em 10 dias. Ou seja, por pelo menos 40 dias, o palco principal do duelo de sons, cores e movimentos estará fechado para reformas.

O curioso é que o mesmo ofício esclarece que a tal reforma do Bumbódromo será a única contrapartida do governo de Rondônia para o evento este ano já que a SECEL não foi 'convidada oficialmente' para fazer parte da organização do evento (ainda que o Regulamento do Festival Folclórico de Guajará-Mirim estabeleça, desde há muito, a participação do órgão estadual maior da cultura no evento).

E agora?

O jeito é torcer para o Govenador Confúcio que é Grande Xamã - o Pajé dos Pajés do Duelo na Fronteira (título outorgado pelos dois Bumbás em 2011) consiga que sua equipe realize a mágica de apaziguar ânimos, acelerar ações e ajudar efetivamente na realização do evento.

(Foto: DECOM)

5 comentários:

  1. Esperar pelo governo??? Sente-se e aguarde....aguarde MUITO.

    ResponderExcluir
  2. Quem acha que vai ter festival este ano vai cansar de tanto esperar. E os culpados serão a Diretoria do Flor do Campo (conclusão com base nos documentos, manifestações divulgadas na imprensa e atas de reuniões divulgadas no facebook) e a Prefeitura, que mantém como Secretário da SEMCET um membro da Diretoria do Flor do Campo e nada faz para reverter a situação. Divulgar nota falando que está vai liberar dinheiro para os bois (sabe-se lá quando) e nada é a mesma coisa.
    Será que o Prefeito, a SECEL e os políticos sabem do Decreto abaixo:
    DECRETO Nº 6.170, DE 25 DE JULHO DE 2007.
    Art. 2º É vedada a celebração de convênios e contratos de repasse:
    II - com entidades privadas sem fins lucrativos que tenham como dirigente agente político de Poder ou do Ministério Público, dirigente de órgão ou entidade da administração pública de qualquer esfera governamental, ou respectivo cônjuge ou companheiro, bem como parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau;

    ResponderExcluir
  3. Feio pra cidade, pra população e pros bois. Desde o ano passado que deveriam tomar atitudes pra fazer o festival acontecer, e não às vésperas. Ficar como coitado, e culpando o outro boi é coisa de moleque. Se não tem competência pra ter um cargo importante, saia. Ficar nessa de mártir so faz perder o respeito.

    ResponderExcluir
  4. tem gente que nao tem o que falar e fica escrevendo besteira tem que primeiro saber o que esta acontecendo pra depois publicar suas abobrinhas...

    ResponderExcluir
  5. BRIGAS, BRIGAS, BRIGAS, BRIGAS, BRIGAS, BRIGAS, BRIGAS e BRIGAS

    AH, SIM, ESQUECI: + BRIGAS

    É ISSO QUE TÁ ACONTECENDO NOS BOIS DE GUAJARÁ

    ResponderExcluir